Atualmente, as empresas estão investindo cada vez mais em treinamentos de qualidade para capacitar seus funcionários e torná-los mais aptos e preparados para exercerem as suas respectivas funções e, com isso, gerar mais lucros para a empresa.

No entanto, proporcionar treinamentos que têm apenas a qualidade como diferencial não é o suficiente para gerar resultados significativos, pois de nada adianta entregar um conteúdo de qualidade se quem deve aprendê-lo não consegue assimilar as informações passadas.

A necessidade de entregar informações que possam ser compreendidas de modo prático e fácil é uma das principais razões para o Visual Learning estar ganhando cada vez mais espaço em treinamentos que visam unir um conteúdo de qualidade e um ensinamento mais didático. Todavia, como este recurso é capaz de gerar melhores resultados para a sua empresa?

Conheça agora 3 motivos para você implementar o Visual Learning em seus treinamentos:

 

1. Maior retenção de informações

O Visual Learning – conhecido atualmente, de modo genérico, como “infográfico” – é a maneira de explicar e traduzir uma informação através de uma apresentação visual, ou seja, proporcionando a visualização desta informação, muitas das vezes utilizando um storytelling. No entanto, como isso ajuda a reter conhecimento?

A jornada de aprendizado já tem sido foco de estudos científicos há vários anos e, desde então, tem demonstrado resultados que nos permitem afirmar: as pessoas aprendem mais vendo do que lendo!

De acordo com a teoria de William Glasser, psiquiatra americano e estudioso do comportamento humano, nós aprendemos apenas 10% de algo quando lemos e essa porcentagem aumenta para 50% quando vemos.

Não apenas isso, pois segundo o biólogo molecular e escritor do livro “Brain Rules”, Dr. John Medina, existe um aumento de até 55% na retenção da informação quando esta é traduzida para uma imagem que consiga explicá-la de modo claro.

O Visual Learning, apesar de parecer algo meramente criativo, busca uma padronização racional pensada justamente para facilitar a visualização e assimilação da informação pela pessoa que está sendo treinada e, assim, aumentar a retenção de seu conhecimento.

 

2. Otimização de tempo

Quando uma pessoa consegue assimilar uma informação com mais facilidade, sem precisar ficar relendo o material várias vezes para conseguir compreender o que está sendo ensinado, isso reflete diretamente na otimização de tempo.

Treinamentos que contam com o Visual Learning conseguem passar mais informações, ou seja, um maior conteúdo em sua grade, sem delongar no tempo, pois possibilita que informações originalmente complexas – que geralmente levam mais tempo para serem assimiladas – tornem-se mais fáceis de compreender e, deste modo, não sobrecarrega quem está recebendo o treinamento.

A ReFrame Learning conta com mais de uma década de experiência com a aplicação do Visual Learning e isso nos tem gerado uma otimização de tempo significativa que já chegou a 30% em um projeto específico para capacitação de equipes comerciais para pontos de venda no Brasil, gerando uma economia de cerca de 10 milhões de reais no orçamento destinado ao treinamento, simplesmente ao desenhar uma informação e torná-la em uma imagem visual didática.

Essa otimização de tempo está relacionada ao nosso terceiro – porém não menos importante – motivo para implementar o Visual Learning em seus treinamentos: economia de dinheiro.

 

3. Economia de dinheiro

A expressão tempo é dinheiro faz parte da realidade de todas as pessoas, no entanto, ela se faz ainda mais presente no mundo corporativo, afinal, independente do porte, gerir uma empresa demanda um alto custo.

No quesito treinamentos – além de proporcionar uma melhor assimilação de informações pelos funcionários, acarretando diretamente ou indiretamente em lucros para a empresa – o Visual Learning, através da otimização do tempo, reflete em uma direta economia financeira referente a folha de pagamento do funcionário.

Isso porque o tempo que o funcionário está em treinamento é contado como horas trabalhadas e se passar da sua jornada de trabalho, ainda é considerado como horas extras. Simplificadamente, isto significa que além de pagar pelo treinamento em si, a empresa também precisa arcar pelas horas de cada um dos funcionários que está recebendo o treinamento.

Por isso, essa otimização de tempo resulta diretamente em uma maior economia financeira para a empresa que, além de qualificar o seu funcionário, evitará pagar horas a mais de trabalhos utilizando o Visual Learning a seu favor.

 

    Tenha acesso ao melhor conteúdo

    Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão




     

    Proporcionando os treinamentos mais assertivos para a sua empresa

    A ReFrame Learning tem como propósito ajudar a sua empresa a ressignificar as ações de T&D, apresentando uma nova perspectiva sobre como as pessoas realmente aprendem e como é possível aprimorar as suas estratégias e metodologias de treinamentos para alcançar um maior potencial produtivo para a sua empresa. 

    Clique aqui e entre em contato conosco para agendar uma reunião.