Pense assim: crescer e oferecer sempre os melhores resultados é o sonho ideal de qualquer empresa. No entanto, isso exige grande competitividade e preparo dos seus colaboradores. Muitos deles chegam até as empresas com uma formação inicial que não atende algumas de suas particularidades. Por esta e outras razões que o mercado recorre a processos de treinamento e desenvolvimento para capacitar o colaborador.

Mas o que é treinamento corporativo e qual o seu principal objetivo? Bem, o nome já diz muito! É o ato de capacitar os colaboradores de uma empresa visando aumentar produtividade e motivação, de acordo com as suas funções, sendo ele de cargo estratégico ou operacional, contanto que o treinamento tenha de fato uma metodologia que se adeque à linguagem necessária para a interpretação. O principal objetivo a ser alcançado com o treinamento corporativo é a capacitação dos funcionários, focando na melhoria que seu aprendizado trará para a empresa.

E o que o público-alvo tem que sair fazendo do treinamento? Quais os principais problemas a serem atacados? Os benefícios proporcionados não são apenas para a empresa, os funcionários aprovam esse tipo de ação e se tornam mais motivados com suas tarefas. Alguns exemplos que os treinamentos, quando bem planejados e direcionados proporcionam são:

Produtividade

A produtividade é a chave para o sucesso de qualquer negócio, e o treinamento tem por objetivo impulsioná-la ao máximo. Espera-se que, com o desenvolvimento, o colaborador possa gerir o tempo que tem disponível e produzir mais do que costumava anteriormente. A empresa beneficia-se bastante desse recurso, já que o investimento na capacitação do funcionário efetivamente gera retorno. Tendo um funcionário mais produtivo, que produz mais e/ou melhor em menos tempo, o empregador não precisará recrutar um adicional para a mesma função, evitando um novo custo.

Reduzir trabalho

O retrabalho é um sério problema enfrentado nas empresas. Refazer uma determinada tarefa não só desmotiva o responsável por ela, que se frustra com seu rendimento, mas também afeta negativamente o desempenho da empresa na entrega de produtos, serviços etc. Para ser resolvido, esse problema requer a atenção da área de recursos humanos, no que se refere a treinamento para qualificação da equipe. O treinamento e desenvolvimento da equipe são capazes de minimizar o retrabalho, pois solucionam os pontos problemáticos que o geram. Por exemplo, o gestor pode ser treinado no sentido de acompanhar os processos e delegar tarefas, fazendo com que o funcionário receba uma ordem mais clara, e este pode passar por treinamentos onde as competências exigidas em suas tarefas sejam desenvolvidas.

Novas ferramentas

Todos os dias surgem novos jeitos de fazer as coisas, de maneira mais eficiente, mais rápida e com menor custo. A internet, por exemplo, disponibiliza inúmeras ferramentas para auxiliar nos mais variados processos, que têm sido gradativamente inseridos nas empresas de pequeno, médio e grande porte e as empresas precisam capacitar suas equipes para isso.

Melhora do clima organizacional

Sem dúvidas, a qualidade do clima organizacional é um fator determinante na motivação do funcionário e, consequentemente, na sua produtividade e proatividade. Um dos fatores que compõem o clima organizacional é justamente a qualidade da comunicação. Se o líder confia nos liderados e estes sentem-se confortáveis e reconhecidos pelos líderes, a comunicação entre as duas partes será fluida. Sendo assim, os treinamentos que objetivam a melhora do clima organizacional trabalham tanto com a perspectiva do líder quanto com a perspectiva do liderado. Para os líderes, incentivam-se treinamentos de liderança, envolvendo a capacitação para melhores tomadas de decisão e mais empatia com os colaboradores. Para os liderados, é válido o treinamento de gerenciamento de tempo, que como consequência diminui o estresse. O objetivo geral desses treinamentos é, em geral, qualificar os envolvidos para promover uma boa relação entre pessoas e equipes.

Alinhando as espectativas

Qual ferramenta de aprendizado devemos usar?

Para Renato Gangoni, CEO da ReFrame, um dos principais desafios é desenvolver um treinamento capaz de alinhar as expectativas da empresa com as reais necessidades de aprendizagem dos colaboradores e as constantes transformações de mercado decorrentes de uma sociedade extremamente volátil. Para isso, as empresas investem pesadamente em novas ferramentas de aprendizado.

No entanto, no meio de tantas novidades e tecnologias, ainda é normal que as empresas encontrem dificuldades na hora de treinar seus funcionários, pois não conseguem reter a atenção deles. Por isso, é importante ter também em mente que em tempos de alta concorrência não adianta apostar apenas em abordagens convencionais.

“É aí que entra os benefícios da aprendizagem visual, capazes de auxiliar a transmissão de informações complexas de uma maneira fácil, eficiente, rápida e engajadora: uma forma das pessoas aprenderem mais em menos tempo. Uma boa indicação é o uso dos modelos visuais mentais, que são elementos da linguagem visual como jogos, vídeos, ilustrações e realidade aumentada para comunicar uma informação. A rotina corporativa é marcada por muitas demandas e pouco tempo. Portanto, a linguagem visual destaca-se. Além de ter o dinamismo para capturar a atenção do aprendiz, a prática acelera a emissão e internalização de conteúdo porque transmite os dados de um jeito mais palatável. Por exemplo, em vez de apresentar dez slides em uma seção, exiba apenas um infográfico com o mesmo material”, finaliza.

    Tenha acesso ao melhor conteúdo

    Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão